quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resenha: Dias Contados - Andross Editora

Você já parou para pensar em como seria o fim do mundo?
Em DIAS CONTADOS - CONTOS SOBRE O FIM DO MUNDO, há contos sobre diversos pontos de vistas do que seria o fim do mundo, feito por diferentes autores.
Se para você o fim do mundo é como nos filmes de ficção, em DIAS CONTADOS o fim do mundo pode ser desde uma simples morte de alguém até algo mais catastrófico, como por exemplo, o choque da Lua com o planeta Terra.
Dias Contados não é um livro que se lê rápido, eu, por exemplo, demorei bastante tempo para lê-lo. Toda noite eu lia alguns contos antes de dormir. Creio que isso ocorra por se tratar de um livro que mexe bastante com a nossa imaginação. Ao lê-lo, eu fiquei imaginando coisas do tipo: "E se isso acontecesse, o que eu faria?"
Assuntos como o Aquecimento Global, Calendário Maia e algumas Passagens Bíblicas são abordados em alguns dos contos. Dessa maneira, o livro nos faz refletir sobre assuntos que abordam a preservação do meio ambiente, respeito ao próximo, dentre outros.
Aconselho este livro a todos que curtem bons contos. É uma ótima leitura para passar o tempo (ainda mais por tratar-se de um livro demorado de se ler), o ideal é ir lendo aos pouquinhos.


Destaques:
Selecionei alguns contos para falar com mais detalhes.
Veja-os:

Eu Ainda Estou Aqui - Por César Almeida
O autor descreve o caos que foi generalizado devido a uma doença que matou a todos no mundo, com exceção do personagem principal, que é quem narra o conto.
No conto, o personagem faz o uso de um gravador para narrar o que aconteceu com a humanidade. A cada gravação, uma data diferente, fazendo com que o conto perdure até um pouco mais de um ano após o início das gravações.
Achei interessante o uso das palavras "Rec", "Stop", "Rew" e "Play" para facilitar a compreensão e acrescentar ação ao texto.

Sete Minutos - Eli A. Soldi
Além de interessante, o conto também é engraçado.
De maneira divertida, Eli A. Soldi vai até o ano de 2012 e disserta sobre um fumante (ou seria ex-fumante?) que ao ir buscar sua esposa na Secretaria de Saúde (local onde ela trabalha), descobre que o D.P.S.A. está com sérios problemas.
Se você ainda não entendeu a gravidade do problema, D.P.S.A. é o Departamento Público de Segurança no Apocalipse, um órgão público que tenta evitar que o mundo acabe.
Contudo, de maneira tranquila e sem pânico, a autora continua a escrever seu conto como se tal acontecimento fosse a "coisa mais normal do mundo", já que o "último fim do mundo" aconteceu em 5 de Maio de 2005, quando sete planetas se alinharam.
Para evitar que o "Sol exploda", as autoridades se empenham em decifrar o Calendário Maia, enquanto o personagem principal do conto fuma seu "último" cigarro, cujo qual, demoraria em média sete minutos para ser fumado, o mesmo tempo que o Sol demoraria para explodir.

Faço Novas Todas As Coisas - (Vlad Lougod)
Marcelo é um rapaz católico que desde criancinha sempre vai à Igreja. Entretanto, ao sonhar com o dia do juízo final, começa a indagar se realmente ele está em dia com Deus.
Sua dúvida começa quando, em seu sonho, seu amigo Samuel (que não era religioso, mas conhecia a bíblia e nunca fizera mal a ninguém) é arrebatado e ele (Marcelo), não.
Ao pensar em seus atos, Marcelo se lembra de que está brigado com sua mãe e que nunca abriu as cartas que ela enviou para ele.
Devido a isso, a primeira coisa que Marcelo faz ao acordar de seu sonho, é procurar pelas cartas da mãe e lê-las.
Este conto nos faz refletir, levando-nos a avaliar se realmente vale a pena sentir raiva do mundo e manter o coração fechado pela mágoa.
Se o mundo acabasse agora, você seria arrebatado? Por quê? Reflita.

Relatos de Cassandra - Lariel Frota
Mãe narra de maneira feliz o sucesso de seu filho John Halley Junior.
No final do conto, há um artigo de jornal em que diz que John Halley Junior morreu por suicídio. No final do artigo, o jornal pede para que olhemos a página 49.
Para ser sincera, eu não ia olhar a página 49 do livro Dias Contados, pois pensei que o conto acabasse ali (além disso, eu já havia passado da página 49 há muito tempo). Contudo, eu acabei olhando a tal página 49 por curiosidade.
E não é que o conto da página 49 falava do mesmo John Halley Junior?! Na página 49 estava o conto "A Purificação", de J. Drumond. Só que em vez de maneira feliz, era de maneira triste.
Gostei disso!


Mar vencendo comportas, Missão Marte, criação da Bomba H, uma vizinhança anormal, a Cartola do Diabo, o fim do mundo vindo a galope, bolas de fogo vindo do céu e outros mistérios sobre o Fim do Mundo em: DIAS CONTADOS - CONTOS SOBRE O FIM DO MUNDO!


Sorteios:
A Andross Editora está sorteando um kit de livros onde há o livro DIAS CONTADOS - CONTOS SOBRE O FIM DO MUNDO.
Aos que se interessaram pelo livro, participe:
- Sorteio de 1 kit com 20 livros da Andross Editora (até 20/03/2011);
Bos sorte! ;)


DIAS CONTADOS - CONTOS SOBRE O FIM DO MUNDO
Volume II


A Andross Editora está organizando o segundo volume de DIAS CONTADOS, onde qualquer pessoa pode enviar seu texto para avaliação!
Para saber mais, clique aqui.
Prazo de recebimento de textos: Até 31 de maio de 2011.
Data de lançamento do livro: Agosto de 2011.


Site Oficial da Andross Editora:
www.andross.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Uau, Amei esse livro e acho muito legal eles darem um espaço para que varias pessoas possam deixar sua marca no segundo volume.
Parabéns pela resenha.
Beeijo
Jaine - Little Things

Nathália de Freitas disse...

Oi Renata!
Adorei a dicaaa!
Diferente? Fim do mundo? Não gosto de pensar mto nisso.
Mas vlw a dica!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Luana Rodrigues Farias disse...

Bah uma coisa difícil de falar é o fim do mundo, cada pessoa tem uma opinião, diferente.

Bjs

Related Posts with Thumbnails